O Centro de Referência de Assistência Social (Cras III) de Santa Catarina completa três anos, neste três de outubro, levando a rede de atenção básica da Assistência Social mais perto da população. Atualmente, a unidade possui 1.264 famílias cadastradas e que contam com atendimento realizado por equipe multidisciplinar (assistente social, psicólogo) e acesso a benefícios, serviços e programas socioassistenciais.
- Hoje, em Quissamã, temos condições de fazer valer a Política Nacional de Assistência Social, avançando com a territorialização. Enquanto alguns municípios têm feito o contrário, diminuem a presença da atenção básica na Assistência, Quissamã avança. Abrimos mais CRAS, o mais recente foi o CRAS de Caxias, fazendo com que a Assistência Social, de forma responsável, promova de fato o acesso da população a seus direitos destacou a prefeita Fátima Pacheco.
Além de moradores de Santa Catarina, o CRAS III atende também Machadinha, Sítio Santa Luzia, Bacurau, Sítio Bonfim, Mutum, Sítio Boa Vista e Beira de Lagoa. Através da rede de atenção básica são ofertados benefícios eventuais (cesta básica, gás de cozinha, auxílio-moradia), serviços e programas socioassistenciais (Criança feliz, Agente Mirim, Jovem em Ação, Renda Mínima, Benefício de Prestação Continuada BPC - e o Programa de Atenção ao Idoso, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos).
A secretária de Assistência Social, Tânia Magalhães, ressalta que a implantação da unidade encurtou uma distância de quilômetros para aqueles que tinham se dirigir até a unidade do Centro.
- Quando territorializamos um espaço, a Assistência chega até à população. Tínhamos uma demanda grande sendo atendida na região central, o que trazia dificuldade de deslocamento para as pessoas de Santa Catarina e entorno. Esse foi o primeiro fato que resolvemos na qualidade do acesso. Com a implantação desta unidade, migramos 881 cadastros do Centro para Santa Catarina e hoje são 1.264 famílias cadastradas explicou a secretária.
Coordenador do CRAS de Santa Catarina, Joilson Gomes Júnior, destaca que nesses três anos, o CRAS III Santa Catarina registra avanços em seu atendimento. Em 2021, a unidade ampliou o quadro de servidores assistentes sociais e implantou o serviço Equipe Itinerante com assistente social e agente administrativo para verificar o acesso da população aos serviços ofertados.
- A pandemia afastou as pessoas, mas a rede de Assistência Social de Quissamã está cada vez mais chegando pra perto. Vislumbramos o fim desse estado pandêmico e temos ótimas expectativas para 2022, com uma série de projetos para aquecer ainda mais essa política de Assistência no Município, por meio de encontros de palestras, debates, roda de conversa - concluiu o coordenador do CRAS III Santa Catarina.
O Centro de Referência de Assistência Social (Cras III) de Santa Catarina completa três anos, neste três de outubro, levando a rede de atenção básica da Assistência Social mais perto da população. Atualmente, a unidade possui 1.264 famílias cadastradas e que contam com atendimento realizado por equipe multidisciplinar (assistente social, psicólogo) e acesso a benefícios, serviços e programas socioassistenciais.
- Hoje, em Quissamã, temos condições de fazer valer a Política Nacional de Assistência Social, avançando com a territorialização. Enquanto alguns municípios têm feito o contrário, diminuem a presença da atenção básica na Assistência, Quissamã avança. Abrimos mais CRAS, o mais recente foi o CRAS de Caxias, fazendo com que a Assistência Social, de forma responsável, promova de fato o acesso da população a seus direitos destacou a prefeita Fátima Pacheco.
Além de moradores de Santa Catarina, o CRAS III atende também Machadinha, Sítio Santa Luzia, Bacurau, Sítio Bonfim, Mutum, Sítio Boa Vista e Beira de Lagoa. Através da rede de atenção básica são ofertados benefícios eventuais (cesta básica, gás de cozinha, auxílio-moradia), serviços e programas socioassistenciais (Criança feliz, Agente Mirim, Jovem em Ação, Renda Mínima, Benefício de Prestação Continuada BPC - e o Programa de Atenção ao Idoso, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos).
A secretária de Assistência Social, Tânia Magalhães, ressalta que a implantação da unidade encurtou uma distância de quilômetros para aqueles que tinham se dirigir até a unidade do Centro.
- Quando territorializamos um espaço, a Assistência chega até à população. Tínhamos uma demanda grande sendo atendida na região central, o que trazia dificuldade de deslocamento para as pessoas de Santa Catarina e entorno. Esse foi o primeiro fato que resolvemos na qualidade do acesso. Com a implantação desta unidade, migramos 881 cadastros do Centro para Santa Catarina e hoje são 1.264 famílias cadastradas explicou a secretária.
Coordenador do CRAS de Santa Catarina, Joilson Gomes Júnior, destaca que nesses três anos, o CRAS III Santa Catarina registra avanços em seu atendimento. Em 2021, a unidade ampliou o quadro de servidores assistentes sociais e implantou o serviço Equipe Itinerante com assistente social e agente administrativo para verificar o acesso da população aos serviços ofertados.
- A pandemia afastou as pessoas, mas a rede de Assistência Social de Quissamã está cada vez mais chegando pra perto. Vislumbramos o fim desse estado pandêmico e temos ótimas expectativas para 2022, com uma série de projetos para aquecer ainda mais essa política de Assistência no Município, por meio de encontros de palestras, debates, roda de conversa - concluiu o coordenador do CRAS III Santa Catarina.