Dentro do Programa de Formação Docente da Rede Municipal Ensinagem e Aprendizagem Docente (ENAD), da secretaria de Educação de Quissamã, aconteceu durante a semana o último encontro do ano para os professores dos 4º e 5º anos de escolaridade. Coordenada pelas professoras Mirela Maia e Simone Gonzaga, a capacitação aconteceu na sede da Coordenadoria de Gestão Pedagógica (Cogep), sob o tema Trabalhando o lúdico nas aulas de Língua Portuguesa.
"Os encontros de formação têm sido pensados e executados ao longo do ano com muito empenho e carinho para atingir nosso objetivo de oferecer estudo e estratégias de ensino para aprimorar a prática docente nos 4º e 5º anos. Neste último encontro, abordamos o tema levando aos professores material didático sobre a importância dos jogos e, na sequência, iniciamos uma oficina", explicou Mirela.
Para a apresentação da oficina foram oferecidos aos professores participantes 10 jogos: Anedotas; Banco Literário; Corrida ao texto; Dominó Humano - Gêneros Textuais; Jogo da coerência e coesão; Jogo da memória da pontuação; Jogo da memória das fontes de energia; Tiras em quadrinhos; Trilha da ortografia; e Trilha da formação de palavras.
A dinâmica do encontro envolveu apresentação de cada jogo, explicando como cada um deles é feito e seus objetivos. Foi entregue, a cada professor, todo o material necessário para a confecção dos jogos expostos e que contribuirão estrategicamente na prática dos profissionais e na aprendizagem dos alunos.
Dentro do Programa de Formação Docente da Rede Municipal Ensinagem e Aprendizagem Docente (ENAD), da secretaria de Educação de Quissamã, aconteceu durante a semana o último encontro do ano para os professores dos 4º e 5º anos de escolaridade. Coordenada pelas professoras Mirela Maia e Simone Gonzaga, a capacitação aconteceu na sede da Coordenadoria de Gestão Pedagógica (Cogep), sob o tema Trabalhando o lúdico nas aulas de Língua Portuguesa.
"Os encontros de formação têm sido pensados e executados ao longo do ano com muito empenho e carinho para atingir nosso objetivo de oferecer estudo e estratégias de ensino para aprimorar a prática docente nos 4º e 5º anos. Neste último encontro, abordamos o tema levando aos professores material didático sobre a importância dos jogos e, na sequência, iniciamos uma oficina", explicou Mirela.
Para a apresentação da oficina foram oferecidos aos professores participantes 10 jogos: Anedotas; Banco Literário; Corrida ao texto; Dominó Humano - Gêneros Textuais; Jogo da coerência e coesão; Jogo da memória da pontuação; Jogo da memória das fontes de energia; Tiras em quadrinhos; Trilha da ortografia; e Trilha da formação de palavras.
A dinâmica do encontro envolveu apresentação de cada jogo, explicando como cada um deles é feito e seus objetivos. Foi entregue, a cada professor, todo o material necessário para a confecção dos jogos expostos e que contribuirão estrategicamente na prática dos profissionais e na aprendizagem dos alunos.